
Neste sábado, a área de preservação da Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar), em Presidente Epitácio, volta a ser ponto de encontro para quem busca mais do que observar aves: o objetivo é também contribuir com a ciência e refletir sobre a conservação ambiental. A partir das 7h, ocorre ali a terceira edição local do Global Big Day, maior evento mundial de observação de aves, que reúne participantes de diferentes países em uma “maratona” de 24 horas de registros de aves.
Realizado anualmente em maio, o Global Big Day é organizado pelo Cornell Lab of Ornithology, em parceria com a plataforma eBird, que coleta e disponibiliza dados globais sobre aves. No Brasil, a prática da observação vem ganhando força, e na região de Presidente Epitácio, o movimento ainda está em fase de consolidação – algo que a Apoena espera mudar.
“É o terceiro ano que fazemos esse evento na nossa área de restauração florestal. No começo, havia pouquíssimas espécies. Hoje, são mais de 200 registradas. As aves ajudam a manter esse processo, dispersam sementes e promovem um ciclo virtuoso de regeneração”, afirma Djalma Weffort, presidente da associação.