
O Centro Cultural Matarazzo, um dos principais pólos de arte, memória e formação cultural de Presidente Prudente, passará por um importante processo de restauração. Por isso, até o dia 31 de maio, algumas atividades estão temporariamente suspensas. A pausa marca o início dos ajustes necessários para a restauração que vai preservar as características originais do prédio, que é tombado como patrimônio histórico.
O recurso para a restauração, no valor de R$ 2 milhões, foi viabilizado por meio do Fomento CultSP-PNAB, com projeto submetido por uma empresa prudentina. Durante esse período, o Infocentro, a biblioteca, o cinema, o auditório, o Armazém, a Pinacoteca e os espaços de exposições estarão fechados ao público.
A previsão é de que os agendamentos para o uso dos espaços fiquem suspensos por aproximadamente um ano e meio, tempo estimado para a conclusão da obra.
A boa notícia é que parte das atividades será retomada a partir de 1º de junho, em novos espaços temporários, como as salas multiuso da Escola Jupyra Cunha Marcondes, o hall do Teatro Paulo Roberto Lisboa e o Boulevard do Matarazzo. Já o serviço da biblioteca também será realocado, sendo transferido para a sala 4, onde o acervo já é reorganizado.
“Já estamos preparando o lançamento oficial da restauração que será feito pelo prefeito. Estamos apenas aguardando o material publicitário da restauração que vem da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo”, informou o secretário municipal de Cultura, Paulo Sanches.